⬆ Na nossa boca existe uma verdadeira concentração de bactérias que se fixam na superfície dos dentes, prótese, sulco gengival, língua e mucosa. As bactérias contribuem na digestão de alimentos e na defesa biológica, porém quando estão alta proliferação devido a má-higienização podem causar doenças na boca como cárie, gengivite, periodontite e em outras partes do corpo, como no coração a partir da bacteremia. As bactérias chegam as outras partes do corpo através da corrente sanguínea durante procedimentos odontológicos, lesões na cavidade oral, infeções na boca e na gengiva.

De acordo com a literatura, o principal microorganismo encontrado nas infeções bacterianas são de origem oral. O Streptococos viridans encontrado na cavidade bucal está presente em 80% das endocardite bacterianas subjacentes e em 50% em todos os casos de endocardite. A endocardite é uma infecção no revestimento interno do coração e geralmente envolve as válvulas cardíacas.

Manter a saúde bucal em dia é de extrema importância e fundamental na prevenção de doenças. As pessoas com algum problema cardíaco devem ligar o alerta e manter sempre todos os cuidados com a saúde bucal visando evitar os riscos de desenvolver a endocardite bacteriana.

➡ Por: Dra Ana Cristina Carvalho @draanacristinacarvalho

Leave a Comment